segunda-feira, 11 de abril de 2011

Jogos Educativos – Importância no Desenvolvimento Infantil

Brincadeiras e jogos educativos são de suma importância para o desenvolvimento pleno e saudável das crianças. Mesmo a mãe moderna tendo que se preocupar com a correria do dia a dia, com os afazeres domésticos e com a sua jornada de trabalho fora de casa; reservar um tempo para brincar com seu filho é um passo fundamental para criá-lo saudável e prepará-lo para ser um adulto seguro, realizado e mentalmente apto a enfrentar os problemas práticos da vida em sociedade.
Por mais difícil que seja ou por mais atarefadas que estejamos; pensar em nossos filhos como pequenos pedaços de nós que necessitam de nossa atenção constante e que, muito, além disso, pagarão um alto preço futuro por não contarem com ela desde a sua mais tenra idade. É de extrema necessidade que nós, mães, estejamos perto de nossos filhos e os estimulemos constantemente a brincar e a aprender divertindo-se com jogos educativos e atividades que estimulem o cérebro infantil.
Os filhos são, antes de qualquer coisa, o fim fundamental de qualquer casal. E digo isso sem qualquer pensamento machista ou preconceituoso. Afinal de contas, nossa missão biológica é propagar nossa espécie (assim como qualquer planta ou animal que exista) e, para isso, temos que gerar e criar filhos saudáveis e que possam fazer frente aos desafios que o futuro reserva. É essa a premissa básica de qualquer ser vivo; fazer com que seu material genético sobreviva e se propague. Além do lado puramente frio e biológico da coisa, a maternidade é um momento todo especial para nós mulheres. Dar à luz a um filho é declarar ao mundo que estamos prontas para cuidar e proteger uma nova vida.
E, destas funções, também fazem parte as atividades ligadas ao desenvolvimento do intelecto das crianças. Uma criança sem estímulos e que não brinca; certamente terá graves problemas de convívio social, coordenação motora e raciocínio; estando completamente a margem de uma sociedade extremamente competitiva e que chega as raias da loucura quando o assunto é o sucesso profissional de seus membros.
É importante entender que não podemos ter pena de gastar tempo com nossos filhos. Esse “gastar” a que me refiro, deve ser lido como investir. Jogos educativos como jogos que envolvam a montagem de quebra-cabeças, blocos arquitetônicos, jogos de adivinhação, jogos de tabuleiro como dama e xadrez (que valorizam e desenvolvem o raciocínio lógico), jogos que envolvam as crianças em atividades repletas de prazer, mas que façam com que elas se movimentem e estimulem seus cérebros a formar conexos e a exercitar pensamentos complexos. Mesmo que você disponha de pouco espaço ou pouco tempo; o computador pode ser uma ferramenta extremamente interessante nessa hora. A Internet é povoada de jogos educativos de todos os tipos e voltados para crianças de todas as idades e faixas de aprendizado. Nela você podem encontrar um importante aliado na missão de estimular seus filhos e desenvolver as suas potencialidades. Mesmo assim, é de bom alvitre que você não despreze as atividades em grupo ou ao ar livre. São esses jogos em equipe que prepararão seus filhos para o convívio social e as noções de comportamento quanto a comandar ou ser comandado e de que forma interagir com um determinado grupo.

As ferramentas e os meios estão a sua disposição; basta querer e fazer.

quebra-cabecas
http://www.saudebeleza.org/saude-crianca/jogos-educativos-desenvolvimentoinfantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário