segunda-feira, 11 de abril de 2011

Conceitos

Web: Também é como World Wide Web, WWW ou W3. Refere-se ao serviço da Internet que permite a distribuição de todos os documentos disponíveis  em servidores por todo o mundo. De modo ainda mais amplo, a Web pode referir-se a todos os documentos acessíveis por intermédios de um navegador. Um único servidor da Web pode ser chamado de web (note o “w”minúsculo, que o distingue da Word Wide Web).
Site: Local na Internet identificado por um nome de domínio, constituído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos, gráficos e informações multimídia.

Hipertexto: é o sistema que fornece links eletrônicos de um documento on-line para o outro.
Livro – Comunicação Integrada de Marketing. Conceitos, Técnicas e Práticas.
James R. Ogden / Edson Crescitelli – 2ª edição – Editora Pearson Prentice Hall

O que faz de um "Site" um recurso educativo?
Um recurso na Web e na Internet em geral deve considerar vários aspectos para que possa ser considerado um interessante para o professor. Um olhar crítico remete-nos para várias questões que devemos colocar:

A informação que encontramos neste site tira partido do meio que utiliza?
As possibilidades de encontrarmos recursos com interesse curricular na Web é imensa, mas será que a informação que encontramos não estará disponível também na biblioteca da escola?
O modo como os documentos utilizam as TIC (Hipermédia, a Web, a Internet, etc.) fazem com que um site se torne num recurso valioso, um recurso que não podia ser obtido de outra maneira.

O que é este site me permite fazer?
Com os meus alunos?
  • Pesquisas e consultas acerca de assuntos em estudo?
  • Participar em atividades interativas?
  • Ver fotografias e videos, ouvir sons, etc?
  • Obter programas e outros recursos multimídia para usar localmente?
  • Ver dados em tempo real?
  • Enviar e receber mensagens electrónicas?
  • Contatar com peritos num assunto?
  • Contatar com outros alunos?
  • Participar em atividades com outras escolas?
Como professor?
  • Obter materiais para preparar as minhas aulas?
  • Aprofundar o assunto com informação atual?
  • Obter ideias para explorar com os meus alunos?
  • Contatar especialistas?
  • Contatar colegas de profissão?

A qualidade do acesso e organização da informação é boa?
  • A velocidade de acesso é muito lenta?
  • Qual é a língua utilizada?
  • É fácil navegar na informação?
  • Tem indices temáticos claros?
  • Contem elementos que requerem equipamentos especiais (Som, programas específicos)?

A Informação tratada é credível?
  • Quem é o responsável pela informação? Tem informação adicional? (Biografia do autor, Universidade, Instituição de investigação, revista da especialidade)
  • Quem suporta este site? (Uma instituição sem fins lucrativos, uma empresa, uma Universidade)
  • Pode-se contatar com os responsáveis com facilidade? A existência de dados como a morada, endereço de correio electrónico ou outra forma de contato devem ser considerados.
  • A Informação apresentada é atual? Dados como a data da última atualização do documento podem ser relevantes.
  • Existe alguma lista da bibliografia utilizada/recomendada?
  • Tem referências a para outros sites?
    • A qualidade das referências é boa?
    • Os sites referenciados podem ser utilizados na minha disciplina?
    • Estas referências servem para aprofundar o tema em estudo?

A informação é útil para a minha disciplina?
  • A quem se destina este site? A alunos? A professores? A outros?
  • A informação encontrada está de acordo com os temas da minha disciplina?
  • Os conceitos são consistentes e apresentados de uma forma adequada ao nível etário dos destinatários?
  • A linguagem utilizada é a adequada?
  • Tem algum glossário de termos?
  • São sugeridas atividades de exploração?
  • Que conhecimentos prévios são necessários para poder utilizar este site?
  • Que competências são resultado da exploração deste site?
  • Se pudesse fazer modificações neste site, que modificações faria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário