Web: Também é como World Wide Web, WWW ou W3. Refere-se ao serviço da Internet que permite a distribuição de todos os documentos disponíveis em servidores por todo o mundo. De modo ainda mais amplo, a Web pode referir-se a todos os documentos acessíveis por intermédios de um navegador. Um único servidor da Web pode ser chamado de web (note o “w”minúsculo, que o distingue da Word Wide Web).
Site: Local na Internet identificado por um nome de domínio, constituído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos, gráficos e informações multimídia.
Hipertexto: é o sistema que fornece links eletrônicos de um documento on-line para o outro.
Livro – Comunicação Integrada de Marketing. Conceitos, Técnicas e Práticas.
James R. Ogden / Edson Crescitelli – 2ª edição – Editora Pearson Prentice Hall
O que faz de um "Site" um recurso educativo?
Um recurso na Web e na Internet em geral deve considerar vários aspectos para que possa ser considerado um interessante para o professor. Um olhar crítico remete-nos para várias questões que devemos colocar:
As possibilidades de encontrarmos recursos com interesse curricular na Web é imensa, mas será que a informação que encontramos não estará disponível também na biblioteca da escola?
O modo como os documentos utilizam as TIC (Hipermédia, a Web, a Internet, etc.) fazem com que um site se torne num recurso valioso, um recurso que não podia ser obtido de outra maneira.
O modo como os documentos utilizam as TIC (Hipermédia, a Web, a Internet, etc.) fazem com que um site se torne num recurso valioso, um recurso que não podia ser obtido de outra maneira.
Com os meus alunos?
- Pesquisas e consultas acerca de assuntos em estudo?
- Participar em atividades interativas?
- Ver fotografias e videos, ouvir sons, etc?
- Obter programas e outros recursos multimídia para usar localmente?
- Ver dados em tempo real?
- Enviar e receber mensagens electrónicas?
- Contatar com peritos num assunto?
- Contatar com outros alunos?
- Participar em atividades com outras escolas?
Como professor?
- Obter materiais para preparar as minhas aulas?
- Aprofundar o assunto com informação atual?
- Obter ideias para explorar com os meus alunos?
- Contatar especialistas?
- Contatar colegas de profissão?
- A velocidade de acesso é muito lenta?
- Qual é a língua utilizada?
- É fácil navegar na informação?
- Tem indices temáticos claros?
- Contem elementos que requerem equipamentos especiais (Som, programas específicos)?
- Quem é o responsável pela informação? Tem informação adicional? (Biografia do autor, Universidade, Instituição de investigação, revista da especialidade)
- Quem suporta este site? (Uma instituição sem fins lucrativos, uma empresa, uma Universidade)
- Pode-se contatar com os responsáveis com facilidade? A existência de dados como a morada, endereço de correio electrónico ou outra forma de contato devem ser considerados.
- A Informação apresentada é atual? Dados como a data da última atualização do documento podem ser relevantes.
- Existe alguma lista da bibliografia utilizada/recomendada?
- Tem referências a para outros sites?
- A qualidade das referências é boa?
- Os sites referenciados podem ser utilizados na minha disciplina?
- Estas referências servem para aprofundar o tema em estudo?
- A quem se destina este site? A alunos? A professores? A outros?
- A informação encontrada está de acordo com os temas da minha disciplina?
- Os conceitos são consistentes e apresentados de uma forma adequada ao nível etário dos destinatários?
- A linguagem utilizada é a adequada?
- Tem algum glossário de termos?
- São sugeridas atividades de exploração?
- Que conhecimentos prévios são necessários para poder utilizar este site?
- Que competências são resultado da exploração deste site?
- Se pudesse fazer modificações neste site, que modificações faria?
Nenhum comentário:
Postar um comentário