segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dicas de Jogos Educativos para Todas as Idades

Toda criança gosta de brincar. Essa é uma coisa que qualquer um sabe. Mas, muito mais do que mera brincadeira para descontrair e passar o tempo, as crianças necessitam de atividades que lhe dêem prazer e, ao mesmo tempo, sejam capazes de promover seu correto desenvolvimento psicológico, motor, físico, intelectual e social.
E é justamente nesse aspecto que os jogos educativos exercem o papel importante na vida de qualquer criança e de qualquer adulto “bem resolvido”. Isso mesmo; estudos comprovam por inúmeros testes e cuidadosa observação que as crianças que não brincam ou brincam pouco apresentam problemas de desenvolvimento em um ou vários aspectos de seu ser.
criancasContudo, por mais importante que sejam os jogos educativos devem ser colocados para a criança de forma a estimularem a sua escolha espontânea e prazerosa. Tudo deve ser feito sem imposições e sem exigências de desempenho e de qualquer outra natureza. Ao deparar-se com um desenho cheio de riscos incompreensíveis; elogie-o. Pois, para você eles são apenas isso; no entanto, para uma criança que dá seus primeiros rabiscos num pedaço de papel eles são um tesouro e fruto de um esforço incrível do seu cérebro. Sendo assim, estimule sempre com elogios e oriente quando ocorrerem erros ou desvios. Jamais fique indiferente ou despreze o que seu filho fez. Pode parecer algo impensável; mas você ficaria surpresa com a enormidade de mães e pais que agem assim.
Abaixo dou algumas dicas de brinquedos e jogos educativos que você pode apresentar aos seus filhos e até mesmo participar da brincadeira com eles. Certamente serão momentos inesquecíveis e que renderão um enorme bem estar para ambos. Aliás, os jogos educativos são uma excelente dica para as férias das crianças, com certeza elas vão adorar.
  • De um a um ano e meio a criança ainda está descobrindo o mundo que a cerca. Gosta de espalhar as coisas e ficar mudando-as de lugar. Isso é apenas o cérebro descobrindo e explorando os sentidos. O som, o tato, o paladar e a visão. Uma boa dica de brinquedos e jogos educativos são os jogos de montar com peças grandes e coloridas, caixotes com peças e bichinhos também grandes e coloridos (para que possam espalhar e recolher tudo de um lugar para outro), jogos de formas geométricas (onde podem desenvolver a coordenação motora encaixando as peças, potes de plástico com tampas coloridas para que treinem os movimentos finos de abrir e fechar as coisas, cubos coloridos ou outro tipo de brinquedos ou jogos que emitam luz e som.
  • De dezoito a vinte e quatro meses as crianças já têm um potencial de reconhecer um bom número de cores e formas. Sabem esconder e encontrar objetos e adoram jogos e brinquedos onde possam empurrar, encaixar e explorar com o tato seus componentes; desmontando tudo e descobrindo o seu funcionamento. Nessa idade jogos educativos com bichinhos de plástico para montar ou que tenham coisas em seu interior, bonecos com rodinhas para que possam empurrar ou puxar pela casa e outros objetos que possam encaixar e montar.
  • Depois dos vinte e quatro meses (2 anos) a criança já sente mais prazer em brincar com outras crianças. Você pode introduzir os jogos educativos com blocos para reforçar a lógica, formas geométricas de vários tamanhos e cores para encaixar em formas mais complexas de tabuleiros, blocos de construção, etc.
Seja lá o que for, tenha uma única certeza: a participação da mãe e pai é fundamental para a a criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário