segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia do Índio - 19 de Abril

Dia do Índio


O dia do índio é comemorado em 19 de abril. Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo.
A população indígena, desde o descobrimento do Brasil, sofreu muito, pois foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos homens brancos.
Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram uma população grande de índios espalhados pelas nossas terras, eram aproximadamente seis milhões.
O modo de vida dos índios é bem diferente do homem, pois vivem em aldeias, suas casas são feitas de galhos de árvores e palhas, que recebem o nome de oca. Alimentam-se de raízes, como mandioca, cará, inhame e batata-doce, além da caça e da pesca. Também produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e flecha, e para o seu dia-a-dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum de cor avermelhada, a beterraba de cor roxa e o azul escuro do jenipapo.


Povos indígenas escravizados pelos portugueses

Esses povos foram escravizados pelos portugueses, contaminados com doenças que não conheciam, além de morrerem por maus tratos e tiros quando tentavam fugir, o que fez reduzir em grande quantidade parte de sua população.
Os portugueses trocavam informações com os índios através de gestos, mostrando-lhes como era a sua cultura, sua forma de viver, mas exigiam destes que atendessem suas vontades e necessidades.
Hoje em dia a quantidade de índios está aproximadamente em torno de 280 mil, mas, em razão da melhoria de suas condições de vida, há um crescimento populacional desse povo.
Existe um órgão do governo federal que cuida dos interesses dos povos indígenas, preservam suas riquezas e sua cultura. A FUNAI - Fundação Nacional do Índio - cumpre com o disposto na Constituição Brasileira de 1988.

Dia nacional do Livro Infantil.

                                     
No dia 18 de Abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi criada em homenagem à Monteiro Lobato, pai da literatura infantil no Brasil.
Monteiro Lobato foi o primeiro autor brasileiro de literatura infantil, já que todos os livros infantis até aquele ponto eram traduzidos de outras linguas.
Com sua luta pela alfabetização ligada ao seu modo de vida e paixão pela "roça", criou uma das séries infantis mais famosas do mundo, o Sítio do Pica Pau Amarelo.
Com suas obras Monteiro Lobato conseguiu mostrar à todos que a literatura infantil podia ser ao mesmo tempo divertida, inteligente e principalmente educativa.
O VIVAITABIRA em comemoração à data, traz aqui em sua coluna de dicas, 6 indicações de livros que fizeram e farão da vida de muitas crianças uma visita ao mundo do aprendizado, de forma lúdica e divertida.
Reinações de Narizinho
A saga do Picapau Amarelo começa. Aparecem Narizinho, Pedrinho, Emília, o Visconde, Rabicó, Quindim, Nastácia, o Burro Falante... e o milagre do estilo de Monteiro Lobato vai tramando uma série infinita de cenas e aventuras, em que a realidade e a fantasia, tratadas pela sua poderosa imaginação, misturam-se de maneira inextrincável - tal qual se dá normalmente na cabeça das crianças. O encanto que as crianças encontram nestas histórias vem sobretudo disso: são como se elas próprias as estivessem compondo em sua imaginativa, e na língua que todos falamos nessa terra - não em nenhuma língua artificial e artificiosa, mais produto da "literatura" do que da espontaneidade natural (1931).
                                         
Emília no País da Gramática e Aritmética da Emília
Temos aqui uma das obras-primas de Monteiro Lobato e o mais original de quantos livros se escreveram até hoje. Lobato representa a língua como uma cidade, a cidade da Gramática, e leva para lá o pessoalzinho do sítio, montado no rinoceronte. E é esse paciente paquiderme o gramático que tudo mostra e explica. Há a entrevista de Emília com o venerando Verbo Ser, que é pura criação. E a reforma ortográfica, que Emília opera à força, com o rinoceronte ali a seu lado para sustentar suas decisões, constitui um episódio que não só encanta as crianças pela fabulação como ensina as principais regras da ortografia. Na Aritmética da Emília, Monteiro Lobato usa do mesmo recurso e consegue, a partir de matéria tão árida como a aritmética, transformar o velho Trajano numa linda brincadeira no pomar. O quadro-negro em que faziam contas a giz era o couro do Quindim... (1934).
                                                 
Memórias da Emília e Peter Pan
Emília, a terrível Emília, resolve contar suas memórias, ditando-as ao Visconde de Sabugosa. Das memórias de Emília sai o episódio, tão vivo e interessante, da visita das crianças inglesas ao sítio de dona Benta, trazidas pelo velho almirante Brown. Vieram para conhecer o Anjinho de Asa Quebrada, que Emília descobriu na Via Láctea, durante a Viagem ao Céu. Emília conta tudo - o que houve e o que não houve; e vai dando as suas ideiasinhas sobre tudo - ou a sua filosofia, que muitas vezes faz dona Benta olhar para tia Nastácia, e murmurar: "Já viu, que diabinha?". Na segunda parte, "Peter Pan", dona Benta recebe o famoso livro de John Barrie e o lê à sua moda para as crianças. Durante a leitura, às vezes interrompida por cenas provocadas pelos meninos e sobretudo pela Emília, ocorre o caso do desaparecimento da sombra da tia Nastácia. Quem furtou a sombra da pobre negra? O Visconde é posto a investigar, e como é um excelente Sherlock, descobre tudo: artes da Emília... (1936).

Tecnologia na Educação

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cecília Meireles

        Ou Isto ou Aquilo

 
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo
.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

AQUARELA TOQUINHO

Dicas de Jogos Educativos para Todas as Idades

Toda criança gosta de brincar. Essa é uma coisa que qualquer um sabe. Mas, muito mais do que mera brincadeira para descontrair e passar o tempo, as crianças necessitam de atividades que lhe dêem prazer e, ao mesmo tempo, sejam capazes de promover seu correto desenvolvimento psicológico, motor, físico, intelectual e social.
E é justamente nesse aspecto que os jogos educativos exercem o papel importante na vida de qualquer criança e de qualquer adulto “bem resolvido”. Isso mesmo; estudos comprovam por inúmeros testes e cuidadosa observação que as crianças que não brincam ou brincam pouco apresentam problemas de desenvolvimento em um ou vários aspectos de seu ser.
criancasContudo, por mais importante que sejam os jogos educativos devem ser colocados para a criança de forma a estimularem a sua escolha espontânea e prazerosa. Tudo deve ser feito sem imposições e sem exigências de desempenho e de qualquer outra natureza. Ao deparar-se com um desenho cheio de riscos incompreensíveis; elogie-o. Pois, para você eles são apenas isso; no entanto, para uma criança que dá seus primeiros rabiscos num pedaço de papel eles são um tesouro e fruto de um esforço incrível do seu cérebro. Sendo assim, estimule sempre com elogios e oriente quando ocorrerem erros ou desvios. Jamais fique indiferente ou despreze o que seu filho fez. Pode parecer algo impensável; mas você ficaria surpresa com a enormidade de mães e pais que agem assim.
Abaixo dou algumas dicas de brinquedos e jogos educativos que você pode apresentar aos seus filhos e até mesmo participar da brincadeira com eles. Certamente serão momentos inesquecíveis e que renderão um enorme bem estar para ambos. Aliás, os jogos educativos são uma excelente dica para as férias das crianças, com certeza elas vão adorar.
  • De um a um ano e meio a criança ainda está descobrindo o mundo que a cerca. Gosta de espalhar as coisas e ficar mudando-as de lugar. Isso é apenas o cérebro descobrindo e explorando os sentidos. O som, o tato, o paladar e a visão. Uma boa dica de brinquedos e jogos educativos são os jogos de montar com peças grandes e coloridas, caixotes com peças e bichinhos também grandes e coloridos (para que possam espalhar e recolher tudo de um lugar para outro), jogos de formas geométricas (onde podem desenvolver a coordenação motora encaixando as peças, potes de plástico com tampas coloridas para que treinem os movimentos finos de abrir e fechar as coisas, cubos coloridos ou outro tipo de brinquedos ou jogos que emitam luz e som.
  • De dezoito a vinte e quatro meses as crianças já têm um potencial de reconhecer um bom número de cores e formas. Sabem esconder e encontrar objetos e adoram jogos e brinquedos onde possam empurrar, encaixar e explorar com o tato seus componentes; desmontando tudo e descobrindo o seu funcionamento. Nessa idade jogos educativos com bichinhos de plástico para montar ou que tenham coisas em seu interior, bonecos com rodinhas para que possam empurrar ou puxar pela casa e outros objetos que possam encaixar e montar.
  • Depois dos vinte e quatro meses (2 anos) a criança já sente mais prazer em brincar com outras crianças. Você pode introduzir os jogos educativos com blocos para reforçar a lógica, formas geométricas de vários tamanhos e cores para encaixar em formas mais complexas de tabuleiros, blocos de construção, etc.
Seja lá o que for, tenha uma única certeza: a participação da mãe e pai é fundamental para a a criança.

Jogos Educativos – Importância no Desenvolvimento Infantil

Brincadeiras e jogos educativos são de suma importância para o desenvolvimento pleno e saudável das crianças. Mesmo a mãe moderna tendo que se preocupar com a correria do dia a dia, com os afazeres domésticos e com a sua jornada de trabalho fora de casa; reservar um tempo para brincar com seu filho é um passo fundamental para criá-lo saudável e prepará-lo para ser um adulto seguro, realizado e mentalmente apto a enfrentar os problemas práticos da vida em sociedade.
Por mais difícil que seja ou por mais atarefadas que estejamos; pensar em nossos filhos como pequenos pedaços de nós que necessitam de nossa atenção constante e que, muito, além disso, pagarão um alto preço futuro por não contarem com ela desde a sua mais tenra idade. É de extrema necessidade que nós, mães, estejamos perto de nossos filhos e os estimulemos constantemente a brincar e a aprender divertindo-se com jogos educativos e atividades que estimulem o cérebro infantil.
Os filhos são, antes de qualquer coisa, o fim fundamental de qualquer casal. E digo isso sem qualquer pensamento machista ou preconceituoso. Afinal de contas, nossa missão biológica é propagar nossa espécie (assim como qualquer planta ou animal que exista) e, para isso, temos que gerar e criar filhos saudáveis e que possam fazer frente aos desafios que o futuro reserva. É essa a premissa básica de qualquer ser vivo; fazer com que seu material genético sobreviva e se propague. Além do lado puramente frio e biológico da coisa, a maternidade é um momento todo especial para nós mulheres. Dar à luz a um filho é declarar ao mundo que estamos prontas para cuidar e proteger uma nova vida.
E, destas funções, também fazem parte as atividades ligadas ao desenvolvimento do intelecto das crianças. Uma criança sem estímulos e que não brinca; certamente terá graves problemas de convívio social, coordenação motora e raciocínio; estando completamente a margem de uma sociedade extremamente competitiva e que chega as raias da loucura quando o assunto é o sucesso profissional de seus membros.
É importante entender que não podemos ter pena de gastar tempo com nossos filhos. Esse “gastar” a que me refiro, deve ser lido como investir. Jogos educativos como jogos que envolvam a montagem de quebra-cabeças, blocos arquitetônicos, jogos de adivinhação, jogos de tabuleiro como dama e xadrez (que valorizam e desenvolvem o raciocínio lógico), jogos que envolvam as crianças em atividades repletas de prazer, mas que façam com que elas se movimentem e estimulem seus cérebros a formar conexos e a exercitar pensamentos complexos. Mesmo que você disponha de pouco espaço ou pouco tempo; o computador pode ser uma ferramenta extremamente interessante nessa hora. A Internet é povoada de jogos educativos de todos os tipos e voltados para crianças de todas as idades e faixas de aprendizado. Nela você podem encontrar um importante aliado na missão de estimular seus filhos e desenvolver as suas potencialidades. Mesmo assim, é de bom alvitre que você não despreze as atividades em grupo ou ao ar livre. São esses jogos em equipe que prepararão seus filhos para o convívio social e as noções de comportamento quanto a comandar ou ser comandado e de que forma interagir com um determinado grupo.

As ferramentas e os meios estão a sua disposição; basta querer e fazer.

quebra-cabecas
http://www.saudebeleza.org/saude-crianca/jogos-educativos-desenvolvimentoinfantil/

Incentivo à leitura!!!!






Crianças x Internet

Uma realizada em laboratórios de informática, escolas de ensino básico do 1º ciclo e nas residências das crianças chegou à conclusão que:
- Os mundos sociais da criança são emoldurados no seio do mundo adulto e da cultura
infantil.
- Nos dispositivos criados pelas novas tecnologias, existem escassos lugares “das”
crianças.
- A Internet não isola as crianças nas suas atividades.
- As crianças procuram muito os jogos na Internet.
- As crianças não procuram, na maior parte das vezes, os “Sites Infantis”.
- Questiona-se a legitimidade dos receios ou anseios dos pais em relação à “navegação”
na Internet.
- A Internet é “lenta” para as crianças.
- As meninas e meninos “navegam” de formas diferentes entre si e similarmente no seu
grupo de género.
- As crianças mais novas são ativos e competentes utilizadores da Internet.
- O estádio desenvolvimental da criança não representa um obstáculo à sua atividade
na Internet.

Aprendendo com a tecnologia

A introdução das novas tecnologias na escola permite assumir uma postura mais crítica em relação aos avanços tecnológicos presentes na sociedade.
O computador já faz parte de nossa vida, portanto a escola precisa preparar o educando para saber manusear esse instrumento.
Assim como o retroprojetor, a TV, o vídeo, o datashow, o computador é também um meio didático. Eles motivam e despertam a curiosidade do aluno, tornando o aprendizado mais interessante e significativo.
Desenvolver o raciocínio ou possibilitar situações de resolução de problemas é a razão mais nobre do uso do computador na educação.
O ensino com o auxílio das tecnologias implica que o aluno, através desses meios, possa adquirir conceitos sobre praticamente qualquer domínio.

Tragédia no Rio: como seguir adiante

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/tragedia-rio-reacende-discussao-seguranca-escola-624428.shtml

Poema: Escola é - Paulo Freire


Escola é

... o lugar que se faz amigos.


Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.


Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)

Tecnologia na Educação

Conceitos

Web: Também é como World Wide Web, WWW ou W3. Refere-se ao serviço da Internet que permite a distribuição de todos os documentos disponíveis  em servidores por todo o mundo. De modo ainda mais amplo, a Web pode referir-se a todos os documentos acessíveis por intermédios de um navegador. Um único servidor da Web pode ser chamado de web (note o “w”minúsculo, que o distingue da Word Wide Web).
Site: Local na Internet identificado por um nome de domínio, constituído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos, gráficos e informações multimídia.

Hipertexto: é o sistema que fornece links eletrônicos de um documento on-line para o outro.
Livro – Comunicação Integrada de Marketing. Conceitos, Técnicas e Práticas.
James R. Ogden / Edson Crescitelli – 2ª edição – Editora Pearson Prentice Hall

O que faz de um "Site" um recurso educativo?
Um recurso na Web e na Internet em geral deve considerar vários aspectos para que possa ser considerado um interessante para o professor. Um olhar crítico remete-nos para várias questões que devemos colocar:

A informação que encontramos neste site tira partido do meio que utiliza?
As possibilidades de encontrarmos recursos com interesse curricular na Web é imensa, mas será que a informação que encontramos não estará disponível também na biblioteca da escola?
O modo como os documentos utilizam as TIC (Hipermédia, a Web, a Internet, etc.) fazem com que um site se torne num recurso valioso, um recurso que não podia ser obtido de outra maneira.

O que é este site me permite fazer?
Com os meus alunos?
  • Pesquisas e consultas acerca de assuntos em estudo?
  • Participar em atividades interativas?
  • Ver fotografias e videos, ouvir sons, etc?
  • Obter programas e outros recursos multimídia para usar localmente?
  • Ver dados em tempo real?
  • Enviar e receber mensagens electrónicas?
  • Contatar com peritos num assunto?
  • Contatar com outros alunos?
  • Participar em atividades com outras escolas?
Como professor?
  • Obter materiais para preparar as minhas aulas?
  • Aprofundar o assunto com informação atual?
  • Obter ideias para explorar com os meus alunos?
  • Contatar especialistas?
  • Contatar colegas de profissão?

A qualidade do acesso e organização da informação é boa?
  • A velocidade de acesso é muito lenta?
  • Qual é a língua utilizada?
  • É fácil navegar na informação?
  • Tem indices temáticos claros?
  • Contem elementos que requerem equipamentos especiais (Som, programas específicos)?

A Informação tratada é credível?
  • Quem é o responsável pela informação? Tem informação adicional? (Biografia do autor, Universidade, Instituição de investigação, revista da especialidade)
  • Quem suporta este site? (Uma instituição sem fins lucrativos, uma empresa, uma Universidade)
  • Pode-se contatar com os responsáveis com facilidade? A existência de dados como a morada, endereço de correio electrónico ou outra forma de contato devem ser considerados.
  • A Informação apresentada é atual? Dados como a data da última atualização do documento podem ser relevantes.
  • Existe alguma lista da bibliografia utilizada/recomendada?
  • Tem referências a para outros sites?
    • A qualidade das referências é boa?
    • Os sites referenciados podem ser utilizados na minha disciplina?
    • Estas referências servem para aprofundar o tema em estudo?

A informação é útil para a minha disciplina?
  • A quem se destina este site? A alunos? A professores? A outros?
  • A informação encontrada está de acordo com os temas da minha disciplina?
  • Os conceitos são consistentes e apresentados de uma forma adequada ao nível etário dos destinatários?
  • A linguagem utilizada é a adequada?
  • Tem algum glossário de termos?
  • São sugeridas atividades de exploração?
  • Que conhecimentos prévios são necessários para poder utilizar este site?
  • Que competências são resultado da exploração deste site?
  • Se pudesse fazer modificações neste site, que modificações faria?